quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

AINDA O ADVENTO...

Neste percurso de ADVENTO, porque a proposta é um convite à acção, no sentido de preparar os caminhos... endireitar as veredas... a abertura aos outros... deixo-vos uma reflexão de Chiara Lubich, que continua bastante actual...
Continuemos em ADVENTO!!!

"Desalojaram JESUS

Aproxima-se o Natal, e as ruas da cidade cobrem-se de luzes.
Uma fila interminável de lojas, uma riqueza fina, mas exorbitante.
À esquerda do nosso carro eis uma série de montras que chamam a atenção. Do outro lado do vidro neva graciosamente: ilusão de óptica.
Depois, meninos e meninas em trenós puxados por renas e miniaturas de animais de Walt Disney. E ainda trenós e o Pai Natal, e veados, ovelhinhas, lebres, marionetas e anões vermelhos. Tudo se mexe com elegância.
Ah! Ali estão os anjinhos... Não! São fadazinhas, inventadas há pouco, que adornam a paisagem branca.
Uma criança, com os pais, eleva-se nas pontas dos pés e observa, fascinada.

Mas, no meu coração, a incredulidade e depois, quase a rebelião: este mundo rico “apoderou-se” do Natal e de tudo o que o rodeia, e “desalojou” Jesus!
Aprecia, do Natal, a poesia, o ambiente, a amizade que suscita, os presentes que sugere, as luzes, as estrelas, os cânticos.
Aposta no Natal tendo em mira o lucro melhor do ano... Mas não pensa em Jesus.

«Veio ao que era Seu e os Seus não O receberam...».
«Não havia lugar para Ele na hospedaria...», nem sequer no Natal.

Esta noite não dormi.
Este pensamento manteve-me acordada. Se voltasse a nascer faria muitas coisas. Fundaria uma Obra ao serviço dos Natais dos homens sobre a terra. Imprimiria os mais belos cartões de boas-festas do mundo. Produziria estátuas e estatuetas com a arte mais requintada. Gravaria poesias, canções passadas e presentes, ilustraria livros para crianças e adultos sobre este «mistério de amor», escreveria argumentos para representações ou filmes. Não sei aquilo que faria...

Hoje agradeço à Igreja que salvou as imagens.
Quando, há alguns anos, estive num país onde dominava o ateísmo, um sacerdote esculpia estátuas de anjos para recordar às pessoas o Céu. Hoje entendo-o melhor.
Exige-o o ateísmo prático que agora invade o mundo por toda a parte. Não há dúvida de que este apoderar-se do Natal e, ainda por cima, expulsar o Recém-Nascido é qualquer coisa que magoa.

Que pelo menos em todas as nossas casas se grite Quem nasceu, fazendo-lhe uma festa como nunca se fez."

Chiara Lubich

Sem comentários: