terça-feira, 20 de outubro de 2009

Experiência Enriquecedora: O que nos une: SOMOS JOVENS

A filosofia de Portage


"Estou aqui à procura de mim mesmo. Confuso e com medo, levei a minha vida na sombra das drogas. Rejeitei todos aqueles que se preocupavam comigo e me amavam. Tornei-me um estranho para a minha família. A culpa, a mentira e a dor eram os meus companheiros mais íntimos; as drogas e o álcool os meus amigos mais queridos.

Não pertencia a lado nenhum nem a ninguém. Sentia-me desesperadamente só.

Aqui, finalmente, encontrei verdadeiros amigos. Não necessito mais de ser o gigante dos meus sonhos ou o anão dos meus medos. Posso ser genuíno e exprimir as minhas emoções. Os meus amigos são um espelho de mim mesmo. Aquilo que temos em comum aproxima-nos.

A determinação, o amor e a esperança que agora sinto, tornaram-se razões para a minha vida.
Partirei mais consciente de mim mesmo e dos outros, confiante e atento para não mais viver na sombra da dependência."




Cristina

8 comentários:

joana rita disse...

devo confessar que quando me disseram o dia em que lá iam fiquei triste...triste por nao poder estar presente e por nao poder partilhar todo o meu amor e carinho...mas essa tristeza depressa se tornou em alegria...alegria por me term levado, cada um de vosses no vosso coração e também eu ser lembrada nesse dia de tantas emoções e de tantas liçoes de vida.
sei que mais oportunidades haverao por isso para a proxima vao ter mesmo de me aturar=)

um obrigado a todos por fazerem parte da minha vida

Salete disse...

Um grupo, todo ele e sem excepções, fantástico!
Fomos uma única realidade, jovens que querem acreditar no seu potencial e que querem ser construtores da sua própria felicidade!
Naquele dia todos esqueceram o passado e os erros que todos, sem excepção, terão cometido.
Unia-nos a alegria do presente e um futuro que será o que cada um desejar e construir para si próprio e para quem o rodeia!
Que Deus abençoe cada um e ilumine o nosso caminho diário, fazendo-nos encontrar sempre a lucidez para perceber os passos e a direcção correcta...

Tatiana disse...

Um dia que se tornou uma lição de vida para cada um de nós e para eles significou que ainda há jovens que não julgam e só os querem ajudar, mesmo sendo um caminho que são eles que teem de percorrer sózinhos, nós, neste dia, fizemos sorrir muitos corações . Acho que nos podemos sentir abençoados pois percorremos o nosso caminho de mãos dadas :D Nós somos um grupo *
Tatiana

RaquelB. disse...

O meu nome é Raquel Costa. Fui tratada pela Clínica do Outeiro e apanhei a maior parte dos monitores de quem se falou anteriormente. A TODOS ESTOU GRATA. Á Clínica do Outeiro como instituição, mas, obviamente, a quem dirigiu o meu tratamento e orientou os meus pais em todo o difícil processo, os monitores.
Estou abismada com tudo o que li aqui e a tentar ignorar porque, de facto, não se está a falar da instituição nem tão pouco com a intenção com que este blogue foi tão inocentemente criado...
Hoje em dia faço parte da equipa terapêutica, com muito orgulho, e posso dizer que se houve tempos em que a abordagem terapêutica assentava numa base ditaturial, hoje em dia, e cada vez mais, há abertura para avaliar o que é melhor para AJUDAR CADA DOENTE e não o usar de uma qualquer estratégia matemática de massas! Ou seja, se houve evolução, foi positiva. De facto, está diferente!
Dito isto, e se estamos a falar da preocupação pelos doentes - e não de outras questões - é com orgulho, e bem alto, que posso dizer que toda a equipa terapêutica e administrativa luta e zela diariamente por aquele saborzinho especial que é ajudar mais um!
Eu fui uma delas. E todos os dias acredito que estou a fazer pelos outros o que pacientemente também fizeram por mim.
Mais uma vez, um Obrigado do tamanho do mundo á Clínica do Outeiro (com todos os monitores e administrativos que me ajudaram ao longo dos TEMPOS) e, tenho a ousadia, porque lá trabalho todos os dias, de assumir aqui, públicamente, que o trabalho por todos nós feito, é do coração!

Anónimo disse...

o meu nome não ficou. Abraço também ao prof. Filipe

António Silva

Salete disse...

Volvido um ano sobre a experiência que todos tivemos, uma expressão continua a fazer sentido e resume o que todos os jovens viveram naquele dia:
"Partilha de vidas"!
Todos saímos enriquecidos!
E, apesar do tempo decorrido, aqueles jovens continuam no nosso coração!
Aos que lá permanecem, desejamos que encontrem diariamente a força para acreditarem neles próprios; aos que já saíram, desejamos felicidades para o caminho que cada um iniciará!

Anónimo disse...

Importante saber esperar, mas para muitos é o desespero.
No desespero e no perigo, as pessoas aprendem a acreditar no milagre. De outra forma não sobreviveriam.
Frase escrita:"O vosso consenso resolver-vos à o enigma"

Salete disse...

A espera só gera o desespero quando é passiva... quando há inércia...
Esperar deve ser também acção, na medida em que esperamos para "colher o que semeamos", conscientes que cada decisão gera uma consequência... sabendo que cabe a cada um de nós orientar cada decisão!
Temos que saber ser donos do nosso destino, porque nada acontece sem o nosso "sim" (para o bem e para o mal)!
Os "milagres" existem!
Mas devemos procurar o "milagre" certo, aquele capaz de mudar a nossa vida. Não é imediato, não é fútil, nem vazio, nem cai nas nossoas mãos... só faz sentido procura-lo no que permanece, mas que só se encontra na medida em que se procura!